Pesquisas identificam aumento da credibilidade de jornalistas

Estudos de pesquisa realizados na capital e no interior do Estado identificaram, já desde o final do ano passado, que houve um aumento na credibilidade das informações divulgadas por jornalistas profissionais. A revelação foi feita pela pesquisadora e cientista social Elis Radmann, diretora do IPO – Instituto de Pesquisas de Opinião, em conversa com o grupo virtual Nova Coonline. Segundo Elis, este não foi um movimento que começou com as eleições, mas cresce agora no período eleitoral. “Nós temos que entender que houve um aumento das fake news. O eleitor se sente meio medroso: como é que eu vou confirmar se isso é real. Então o que ele faz? Vai dar um google e procurar se informar em suas fontes confiáveis”.

A pesquisadora citou como exemplo a doença Mpox: pesquisas apontaram que, quando recebem uma mensagem de um familiar sobre o assunto, especulando que vem aí uma nova epidemia, as pessoas vão procurar fontes de referência. “Elas estão procurando um jornalista de referência especialmente nas cidades pequenas do interior, que sempre vão olhar para seus jornalistas tradicionais”.

Fonte: Coletiva.Net

Foto: Pixabay

Brasil tem potencial para ser protagonista no combate à desinformação e na valorização ao jornalismo, diz presidente da ANJ