Pessoas tendem a clicar menos em links gerados pela IA, aponta pesquisa

Pessoas tendem a clicar menos em links gerados pela IA, aponta pesquisa

Há menos de três anos, quando o ChatGPT foi lançado, os primeiros alertas sobre o impacto da inteligência artificial generativa no jornalismo se concentravam em dois grandes temores: a substituição de profissionais nas redações e o aumento da desinformação.

No entanto, à medida que a tecnologia evolui e se integra aos mecanismos de busca, um novo desafio se mostra ainda mais preocupante: a queda no tráfego dos sites de notícias.

A presença da IA nas ferramentas de busca − especialmente no Google, com o recurso IA Overview − alterou de forma rápida e inesperada a maneira como o público acessa conteúdos. Esse novo comportamento vem sendo documentado por estudos como o divulgado recentemente pelo Pew Research Center.

A pesquisa analisou a navegação real de 900 adultos norte-americanos e constatou que, quando um resumo gerado por IA aparece no topo da página, as pessoas tendem a clicar menos nos links. Nas buscas com esse tipo de resposta automática, apenas 8% dos acessos resultaram em cliques, comparados a 15% quando o resumo não estava presente. E apenas 1% clicou nos links incluídos no próprio resumo.

Fonte: Luciana Gurgel – Portal dos Jornalistas

Foto: Freepik

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