Embora o alcance ainda seja fundamental para a visibilidade, o KPI mais valioso da redação evoluiu do engajamento para o pertencimento, diz recente edição da Newsletter do The Audiencers, editado por Madeleine White. Segundo o boletim, no cenário saturado de conteúdo atual, não se trata apenas de ser visto, mas de construir fidelidade, hábito e, em última análise, valor.
Pertencimento descreve o leitor que retorna regularmente, criou um hábito em torno do seu conteúdo, participa de forma atenciosa e escolhe ativamente sua publicação, afirma o texto, que lista o seguinte:
Como as redações podem projetar para serem consideradas pertencentes?
Construindo hábitos por meio da consistência: formatos recorrentes, boletins diários e vozes regulares ajudam os leitores a estabelecer rotinas.
Criando oportunidades de participação: comentários, pesquisas e discussões ao vivo incentivam os usuários a contribuir e moldar a conversa.
Oferecendo personalização: ferramentas que permitem aos usuários seguir tópicos ou selecionar feeds reforçam a sensação de que o produto reflete seus interesses.
Fonte: Associação Nacional de Jornais (ANJ)
Foto: Freepik
Leia mais:
Google News Initiative inscreve para programa de ferramentas de IA para redações de jornais


