Projeto Comprova lança aplicativo para detectar a desinformação

O Projeto Comprova, iniciativa liderada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e com a participação de 43 veículos de comunicação brasileiros, está lançando um aplicativo com o intuito de detectar a desinformação. A primeira versão do aplicativo já está disponível no Google Play Store e na Apple Store.

Com ela, os cidadãos poderão acompanhar as verificações publicadas pelo projeto, enviar sugestões de conteúdos suspeitos para verificação e conhecer técnicas para identificação de conteúdos enganosos ou falsos disseminados pelas redes sociais. A segunda versão já está disponível e permitirá aos usuários fazer algumas investigações de imagens com um recurso de busca oferecido pelo aplicativo. Para a presidente da Abraji, Katia Brembatti, é mais uma iniciativa que mostra como estamos buscando todos os canais para chegar a mais e mais pessoas. “O combate à desinformação exige esforços em várias frentes. O aplicativo é uma forma de estar presente nos celulares”, comenta.

Fonte: Abraji