Foi aprovada aagenda de combate à desinformação e de promoção da integridade informacional na declaração de ministros do fórum do G20, em reunião realizada no início do mês em Maceió (AL).
Pela primeira vez na história do G20, esses temas farão parte do documento que será enviado para a reunião da Cúpula de Líderes do grupo, marcada para novembro no Rio de Janeiro com presenças confirmadas dos chefes de Estado das 20 maiores economias do mundo, além de representantes de dez países convidados.
A importância de ações de combate à desinformação tem sido amplamente defendida em fóruns internacionais e por lideranças e especialistas do mundo todo. No início do ano (janeiro/24), relatório do Fórum Econômico Mundial , que ouviu 1.500 líderes globais, colocou a desinformação como o principal risco mundial para os próximos dois anos, chamando a atenção para a necessidade da união internacional em torno do tema.
Desde 2023, a Organização das Nações Unidas (ONU) vem difundindo o conceito da integridade da informação, caracterizada pela precisão, consistência e confiabilidade, em contraponto à desinformação e como saída para proteger os direitos fundamentais de acesso à informação e liberdade de expressão.
Fonte: Instituto Palavra Aberta
Foto: Pixabay
Leia mais: