Pronampe está mais caro, mas tem demanda

A nova fase do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) completa um mês com R$ 20 bilhões concedidos de um total de R$ 50 bilhões previstos para a linha. Com isso, os juros saem a quase 20% ao ano para as empresas que contratam a operação — bem acima das taxas que vigoravam nas primeiras etapas do programa, quando a Selic estava menor.

Ainda assim, a linha continua mais barata que outras modalidades, que também encareceram. O capital de giro com prazo superior a um ano tinha taxa média de 21,5% ao ano em abril, segundo os dados mais recentes divulgados pelo Banco Central (BC). A conta garantida estava em 41,1% no mesmo mês.

“As condições do Pronampe, mesmo mais caras, são bem atrativas para os pequenos negócios que realmente precisem de crédito”, diz o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Mello.

Segundo ele, embora o programa tenha se tornado mais caro com a alta da Selic, ainda é o mais atrativo para as companhias. Até sexta-feira, haviam sido realizadas mais de 227 mil operações.

Fonte: Valor Econômico