Receita oferece chance para que empresas devedoras de impostos relativos a 2019 regularizem a situação

A Receita Federal identificou 22.754 empresas que deixaram de declarar e de recolher o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição sobre o Lucro Líquido (CSLL) referentes ao ano-calendário de 2019. O valor estimado de indício de insuficiência verificado é cerca de R$ 3,4 bilhões. A fim de promover a autorregularização, sem autuação e cobrança de multas de ofício, a Receita Federal enviou dois lotes de avisos para a Caixa Postal das empresas identificadas.

O primeiro lote, com 18.554, avisos foi encaminhado para empresas tributadas pelo Lucro Presumido em maio de 2023. O prazo concedido para a autorregularização para esse lote se encerraria em 16 de julho, porém o prazo foi prorrogado até 15 de agosto.

O segundo lote, com 4.200 avisos, foi encaminhado para empresas tributadas pelo Lucro Real Trimestral em 10 de julho e o prazo para autorregularização será encerrado em 15 de setembro.  Empresas tributadas pelo Lucro Presumido devem acessar esta página na internet

Empresas tributadas pelo Lucro Real Trimestral devem acessar esta página na internet

Fonte: Receita Federal

Aumento na recuperação judicial reflete volume de empresas, afirma Buzzi – Sindijore RS