O último painel do 2º DATA DAY da ANJ, comandado pelo jornalista Ricardo Gandour, professor do Curso de Jornalismo da ESPM, foi um grande debate entre painelistas do evento e a plateia que lotou o auditório da ESPM TECH. Na discussão, foi ressaltado que, na medida em que a IA generativa avança, fica mais claro que o negócio do jornalismo está na busca por cada vez mais qualidade do que quantidade.
Outro tema em debate foi a possibilidade de regulação da IA. Foi discutida ainda a necessidade de educar a audiência para o uso da IA, o que passa também pelo aprendizado daqueles que atuam nos players. Outro ponto em debate foi a necessidade de combater a desinformação, problema que pode se agravar com uso equivocado da IA.
A conversa incluiu ainda a crescente atuação de grupos empresariais como editores e o impacto disso na indústria jornalística.
Fonte: Associação Nacional de Jornais (ANJ)
Foto: Rogério Lorenzoni / Studio3x
Leia mais:
Sites de notícias receberam 77 bilhões de visitas no primeiro trimestre de 2024, diz estudo