Regulação de fake news e remuneração de conteúdo voltam ao debate

Com a mudança de governo, volta ao debate a regulamentação da Lei das Fake News. Outro ponto importante que poderá ser discutido na próxima legislatura é sobre a remuneração de conteúdo para empresas de mídia, por parte de Google, Facebook e demais empresas globais (as chamadas big techs). No mundo todo tem avançado a criação de acordos e leis que obrigam a remuneração das empresas jornalísticas profissionais pelo uso de conteúdos pelas big techs.

Júlio Vinha,  explica que atua nas relações governamentais da Aner, afirma que já há um projeto de lei específico em análise pela Câmara dos Deputados e o setor tem participado das discussões.

“Muitas vezes o deputado prepara o projeto de lei e cita as empresas de mídia, de comunicação social, formalizadas no Brasil. No entanto, essa forma de redação não inclui as gigantes Google, Facebook e demais empresas que se dizem plataformas de internet. Com isso, os projetos acabam servindo apenas para regular as empresas nacionais e não as estrangeiras, o que penaliza ainda mais um segmento que já está fragilizado, aumentando a assimetria regulatória”.

Fonte: Aner