Responsabilização de plataformas digitais e impactos da IA na pauta de seminário em Paris

Responsabilização de plataformas digitais e impactos da IA na pauta de seminário em Paris

A competição na indústria de mídia e a necessidade de regras simétricas no enquadramento legal das gigantes de tecnologia que atuam como veículos de comunicação no setor de produção e distribuição de conteúdo, a responsabilização das plataformas digitais pela divulgação de notícias falsas na Internet e as regras que regulamentam os serviços digitais, e os impactos da Inteligência Artificial no jornalismo profissional estiveram na pauta do o 1º Seminário Franco-Brasileiro de Rádio e Televisão, promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (ABERT), com o apoio da Embaixada Brasileira, em Paris, e da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR).

articiparam do encontro mais de 60 empresários de veículos de comunicação, representantes de associações estaduais de radiodifusão, autoridades políticas e renomadas personalidades do Brasil e da França.

Ao dar as boas-vindas, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, destacou que as big techs atuam como empresas profissionais de mídia, concorrendo com as empresas jornalísticas pelo mercado publicitário, de forma direta e sem qualquer regulamentação. ’É preciso que as empresas de tecnologia, as plataformas digitais que exercem grande influência sobre o conteúdo midiático, tenham regras mais simétricas em relação ao setor de mídia’, disse Lara Resende.

Homenagem a Sebastião Salgado

Um vídeo silencioso com as fotografias de Sebastião Salgado, registradas ao longo de sua carreira de mais de 50 anos, lembrou a importância do fotojornalista que dedicou a vida à arte de retratar a alma humana, as belezas da natureza e sua degradação. Natural da cidade mineira de Aimorés, Sebastião Salgado era considerado franco-brasileiro, por ter vivido por mais de 60 anos em Paris, onde morreu em maio, após complicações por uma leucemia causada pela malária, doença contraída durante um de seus projetos fotográficos na Nova Guiné.

Fonte: Associação Nacional de Jornais (ANJ)

Foto: Pixabay

Leia mais:

Estudo aponta que 70% dos profissionais de Marketing estão confiantes sobre as possibilidades do uso de Inteligência Artificial nas produções