Rodrigo Pacheco espera votação da reforma tributária no Senado em outubro

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que espera votar a reforma tributária ainda em outubro. A previsão é que a votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ocorra no dia 4 de outubro. Se aprovado, o texto segue direto para o plenário da Casa.

O presidente do Senado também ressaltou a necessidade de um diálogo entre estados, municípios e diferentes setores da economia, como indústria, comércio e serviços, para discussão do texto da reforma:

— É muito importante que todo mundo ceda um pouco para a gente ter um sistema unificado, na compreensão de que isso vai ser bom para o país no final das contas.

O objetivo é simplificar o complexo sistema tributário do país. Hoje, empresas, comércio e consumidores pagam um emaranhado de impostos que incidem em cascata, com diferentes legislações estaduais e municipais. Só para o ICMS, em alguns casos, há até 27 alíquotas distintas.

O que vai mudar com a reforma tributária?

A reforma vai unificar três tributos federais (IPI, PIS e Cofins), um estadual (ICMS) e um municipal (ISS) em dois novos tributos: o CBS, de competência da União; e o IBS, para estados e municípios.

Secretaria da Fazenda integra comissão do Senado para discussão da reforma tributária – Sindijore RS

Fonte: Portal Extra

Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado