Sebrae: 54% dos pequenos negócios do RS não se reergueram totalmente após as enchentes

Sebrae: 54% dos pequenos negócios do RS não se reergueram totalmente após as enchentes

Os principais obstáculos para a recuperação são de ordem financeira. A maioria dos negócios que ainda enfrenta problemas relata falta de recursos próprios e dificuldade para obter crédito

Um levantamento do Sebrae-RS mostra que, um ano após as enchentes que destruíram cidades do Rio Grande do Sul, principalmente as da Região Metropolitana de Porto Alegre, do Vale do Taquari e do Sul do estado, mais da metade dos micro e pequenos empreendimentos locais não conseguiu retomar totalmente suas atividades.

O segmento de microempreendedores individuais (MEI) é o que mais encontra dificuldade para se reerguer, sendo que 13% ainda não conseguiram retomar suas atividades ou encerraram definitivamente o negócio.

Obstáculos

Os principais obstáculos para a recuperação são de ordem financeira. A maioria dos negócios (84%) relata falta de recursos financeiros próprios para reconstrução, e metade enfrenta dificuldade para obter crédito.

Além disso, 87% dos empreendedores viram o faturamento despencar logo após a tragédia. Em 30% dos casos, o faturamento segue muito abaixo do necessário para manter o negócio, sendo que 12% consideram fechar.

Fonte: Diário do Comércio – leia mais na notícia original

Foto: Júlio Ferreira/Prefeitura de Porto Alegre

Leia mais:

Após enchentes históricas, RSF se mobiliza para ajudar redações no RS