Simples Nacional: como fazer para estar quites com a Receita em 2024

Manter a regularidade fiscal e cumprir com as obrigações tributárias parece um verdadeiro desafio para algumas empresas.

Nos últimos meses, a Receita Federal do Brasil (RFB) enviou intimações e avisos de cobrança automáticos para cerca de 6,5 milhões de contribuintes em todo o território nacional. Isso equivale a aproximadamente R$6 bilhões em débitos declarados e não pagos até a data de vencimento.

O que acontece se não regularizar?

Permanecer em situação irregular gera ônus aos empresários. O principal é a transformação da certidão negativa da empresa em certidão positiva. A consequência é que a organização pode ficar impedida de obter crédito, tanto em bancos oficiais quanto com fornecedores.

Os empresários devem acessar o Portal e-Cac para se regularizar.

Para consultar as pendências, basta acessar “Consulta Extrato/Pendências”  e, em seguida, “Consulta Pendências no Simei” no  site do Simples Nacional.

Com a Reforma Tributária, o que muda para as micro e pequenas empresas? – Sindijore RS

Fonte: Rede Jornal Contábil