O Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Rio Grande do Sul – Sindijore RS e a Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI-RS) realizaram na manhã do sábado, 12, através da plataforma Google Meet, o primeiro módulo do curso gratuito para jornais associados às entidades IA no jornalismo: Conceitos, técnicas e Prompts, com o jornalista Felipe Faleiro, mestre em comunicação social pela PUC-RS e IA-Jornalismo. Atualmente, trabalha no Jornal Correio do Povo.
Em meio à ascensão da Inteligência Artificial e diante da possibilidade de uso em redações de jornais, Faleiro trouxe na oportunidade, por cerca de três horas, alguns cuidados que os jornalistas devem ter em relação ao uso da IA em matérias jornalísticas, tais como a padronização de textos e a perda da essência autoral de uma determinada publicação, o que somente é possível através da escrita e olhares únicos de cada profissional.
O jornalista também elencou algumas limitações que a Inteligência Artificial através do sistema Chat GPT podem influenciar em uma matéria jornalística. O fato de a ferramenta não corrigir nomes, cargos e funções de determinadas pessoas citadas na matéria, podem levar a erros na redação jornalística, no caso de o editor não possuir um olhar crítico aos conteúdos gerados pela IA.
Outras questões importantes citadas por Faleiro, é que a IA pode exagerar em gerúndios, o que não é aceitável para um texto jornalístico. Os tempos verbais também podem ser alterados pela ferramenta. Apesar de a IA estar cada vez mais presente e ser uma alternativa para servir como base a alguns textos jornalísticos, o palestrante ressaltou que o olhar e a autoria dos jornalistas devem sempre prevalecer.
O próximo módulo do curso ocorre também em um sábado, 2 de agosto, das 9h ao meio-dia. As orientações e divulgação de link de acesso para os interessados serão enviados via e-mail para os jornais associados às respectivas entidades.
Assessoria de Comunicação Sindijore RS – Gabriel Pfeifer
Leia mais:




