Uma em cada três empresas exigem modelo de trabalho 100% presencial

Segundo a 27ª edição do Índice de Confiança, pesquisa conduzida pela consultoria de recursos humanos Robert Half no primeiro trimestre de 2024, 35% das empresas no Brasil agora requerem a presença diária de seus funcionários nos escritórios.

No entanto, apesar dessa movimentação por parte das empresas, as preferências dos funcionários apontam para outra direção: apenas 6% da força de trabalho expressa desejo pelo regime presencial.

O modelo híbrido, que combina dias presenciais definidos pelos gestores, é o mais adotado pelas organizações, com 43% de participação. Dentro desse esquema, a alternativa preferida pelos colaboradores é a flexibilidade para escolher as datas do trabalho presencial, abraçada por 47% da força de trabalho.

CEO do FT: Organizações de notícias ‘têm influência e deveriam insistir no pagamento’ de empresas de IA