Na quarta-feira, 29, o governo do Rio Grande do Sul realizou a cerimônia de entrega dos troféus aos vencedores do ‘Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental 2025’. Na terceira edição, o concurso reconhece trabalhos jornalísticos voltados à sustentabilidade, às mudanças climáticas e ao uso consciente dos recursos naturais. O evento ocorreu em um palco montado no Jardim Botânico de Porto Alegre, administrado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado (Sema).
Principais destaques
Em Fotojornalismo, o primeiro lugar ficou com o projeto ‘Memórias da Inundação’, de Mateus Bruxel, da Zero Hora, associado ao Sindijore RS (Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado do Rio Grande do Sul). O vencedor de ‘Webjornalismo’ foi André Malinoski, também da Zero Hora, com o conteúdo ‘Fazer as pazes com o rio: um ano após enchente, moradores revisitam histórias de dor e fé no Vale do Taquari’.
O secretário-adjunto de Comunicação do Estado, Maicon Bock, reforça o papel do Jornalismo profissional em um cenário de transformações climáticas. Para ele, informar com credibilidade, qualidade e transparência é essencial para que a sociedade compreenda os desafios e se engaje nas transformações necessárias. “O tema desta edição reforça isso, construir juntos um futuro mais forte é um compromisso de todos nós, governo e sociedade”, acrescenta.
Já o presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Renato Chagas, destaca que a terceira edição do prêmio representa o compromisso coletivo com um Rio Grande do Sul mais forte e sustentável. “O tema deste ano reflete o momento que vivemos, de reconstrução adaptada e resiliente após as enchentes e as estiagens, além de reforçar o papel essencial do jornalismo em traduzir esses desafios para a sociedade. Reconhecer o trabalho dos profissionais e estudantes que se dedicam à pauta ambiental é valorizar a informação de qualidade e o engajamento em favor do nosso futuro comum”, afirma.
Crédito: Igor de Almeida/Ascom Sema
Fonte: Coletiva.Net
Leia mais:
Grupo RBS apresenta a mais recente fase do movimento ‘Pra cima, Rio Grande’


