Webinário aborda o sucesso da operação digital do jornal argentino Clarín

Webinário aborda o sucesso da operação digital do jornal argentino Clarín

O Fórum de Editores ANJ-ANER realizou na segunda-feira (9) um webinário especial com Javier Kraviez, Diretor de Negócios Digitais do jornal Clarín. A jornada de assinaturas do diário argentino tem reconhecimento global: recebeu neste ano o prêmio de Melhor Estratégia para Assinaturas Digitais 2023 da World Association of News Publishers (WAN-IFRA), entidade que reúne as mais importantes editoras de jornais e sites de notícias do mundo. Essa é a primeira vez que um meio de comunicação latino-americano é distinguido em uma categoria mundial entre os associados da WAN-IFRA.

No encontro, exclusivo para associados da ANJ e da ANER, Kraviez detalhou como o Clarín transformou sua operação para superar a marca de 650 mil assinantes, 4 milhões de pessoas registradas e 30 milhões de leitores ao mês, confirmando sua liderança entre os jornais de língua espanhola. Segundo ele, o jornal ainda considera fundamental a edição impressa, mas as receitas digitais já superam as do papel.

Em linha com os jornais mais importantes do mundo, o sistema de assinatura do Clarín tem por base um paywall medido, lançado em 2017, que permite a leitura gratuita de uma série de artigos e, uma vez atingido o limite, é solicitada a assinatura. Nos quase seis anos desde a sua implementação, evoluiu para se tornar um smart paywall, que define a oferta e oportunidade de assinatura de acordo com o perfil do leitor.

Leia mais:

Pesquisa revela mensagens de marketing paywall mais eficazes para sites de notícias – Sindijore RS

Fonte: Associação Nacional de Jornais (ANJ)