A remuneração do conteúdo jornalístico na internet foi pauta de reunião do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional realizada na segunda-feira, dia 4. O presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, afirmou que a questão está diretamente ligada a garantia da liberdade de imprensa e no combate à desinformação.
“A imprensa profissional vem sendo devastada financeiramente”, destacou.
Na audiência pública, debatedores discutiram os critérios e estratégias que garantam a sustentabilidade da atividade jornalística e regras mais transparentes na atuação das plataformas e redes sociais.
Representante da sociedade civil no Conselho, a jornalista Bia Barbosa defendeu a retomada da tramitação dos projetos que tratam sobre a remuneração por conteúdos na internet. Para ela, o assunto deveria ser tratado com prioridade no Legislativo. Apesar de defender o debate aprofundado do tema, o conselheiro João Camilo Júnior, representante das empresas de televisão, manifestou preocupação com a perda de vista da urgência e timing político para aprovar uma regulamentação.
Fonte: Associação Nacional de Jornais (ANJ) com informações da Agência Senado