As novas fontes de financiamento do jornalismo

As novas fontes de financiamento do jornalismo

Jan Shcaffer foi a palestrante de recente encontro do Acelerando Negócios Digitais, para dar ideias aos alunos sobre as novas fontes de financiamento do jornalismo. O programa, realizado pelo International Center for Journalists (ICFJ), tem o apoio da Meta e parceria com diversas associações de imprensa brasileiras, como a Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas) e a ANJ (Associação Nacional de Jornais).

A especialista fez um painel sobre as formas de financiamento e remuneração da mídia editorial e contou as principais tendências nos Estados Unidos.

“Empresas de hedge não têm objetivo jornalístico. Elas estão ali para ter lucro e o que lhes resta fazer é eliminar equipe, cortar gastos com coberturas e vender prédios”, explicou, destacando os números nada positivos para o jornalismo: “200 jornais locais foram fechados desde 2005 e a renda dos jornais e dos jornalistas diminuíram. Há muitas áreas de desertos de notícias sem cobertura e organizações que se dizem de jornalismo são, na verdade, entidades políticas. O lado positivo é o surgimento de organizações sem fins lucrativos no segmento”.

Leia mais!

Fonte: Aner

Caro Associado do Sindijore RS, quer que o seu jornal seja divulgado em nossas newsletters diárias?

Envie um e-mail para secretaria@sindijorers.org.br e sugira pautas, contendo informações sobre o seu veículo de comunicação, tais como premiações, campanhas institucionais, datas comemorativas de fundação do jornal, dentre outras conquistas e fatos marcantes para a empresa! Queremos divulgar os nossos associados.