Dezenas de jornais ibero-americanos publicaram na sexta-feira (3), em uma ação de coesão da imprensa, um anúncio alusivo ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Integram a ação todos os meios de comunicação de língua espanhola e portuguesa membros de associações de notícias da América Latina.
Com a publicidade, os veículos renovam seus compromissos com o dever de praticar o jornalismo com responsabilidade, de produzi-lo com excelência, honestidade e transparência. “Acreditamos no Jornalismo” é uma campanha criada pela agência de publicidade espanhola Portavoz para a AMI Espanha em 2020, com muito significado, e que hoje reúne meios de comunicação e associações de vários países em torno do seu compromisso com o jornalismo e da sua missão de informar, também como acontece com os valores que o sustentam.
Esse esforço está alicerçado na necessidade de um autoexame permanente para melhorar a prestação deste serviço, para levar informação verdadeira, clara e útil às comunidades, destacando o valor dos bons jornalistas e do bom jornalismo, entendendo que esta é a melhor ferramenta cidadã para combater as notícias falsas e a desinformação que tanto prejudicam a coexistência nas nossas sociedades.
Fonte: Associação Nacional de Jornais (ANJ)
Leia mais: