O mercado publicitário brasileiro teve um início de ano de crescimento além do esperado, de acordo com resultados do painel Cenp-Meios, divulgados nesta terça-feira, 4.
Nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2024, as 317 agências que compõem o painel registraram a movimentação de R$ 4,573 bilhões em compra de mídia.
Esse valor representa uma alta de 23,1% em comparação com os dados do primeiro trimestre de 2023, quando o Cenp-Meios reportou uma movimentação de R$ 3,715 bilhões em compra de mídia.
A Internet, meio que vem registrando a maior taxa de crescimento nos mais recentes painéis do Cenp-Meios, registrou movimentação de R$ 1,660 bilhão em compra de mídia, ficando com participação de 36,3% no bolo publicitário. Para efeito de comparação, nos primeiros três meses do ano passado, a Internet registrou faturamento de R$ 1,259 bilhão e share de 33,9%.
O meio Revista teve faturamento de R$ 12,5 milhões em 2024, contra R$ 8,03 milhões no primeiro trimestre do ano passado. No atual painel, o meio revista ficou com share de 0,3% (no ano passado era 0,2%).
O Jornal foi o único meio que registrou recuou no faturamento na comparação direta com o primeiro trimestre de 2023: R$ 51,5 milhões neste ano contra R$ 53,7 milhões no ano passado. Em termos de share, Jornal ficou com1,1%, contra 1,4% no primeiro trimestre de 2023.
Fonte: Cenp – Meios
Leia mais:
STF reconhece que uso abusivo de ações judiciais compromete liberdade da imprensa