“IA é a maior ameaça de todos os tempos”, afirma presidente da ANJ

Em todo o mundo, os editores de notícias estão se perguntando se serão capazes de ser pagos para licenciar seu conteúdo de notícias para empresas como a OpenAI para uso em sistemas de inteligência artificial conhecidos como modelos de linguagem grande e, em caso afirmativo, como eles devem pensar sobre o valor de suas notícias.

Eles também estão se perguntando como evitar os problemas que enfrentaram com os meios de comunicação social que lucraram com publicidade relacionada a notícias, construíram audiências com base em notícias e depois pagaram amendoins aos editores. Tal como acontece com os pagamentos do Google, podemos esperar que as empresas de IA ofereçam aos grandes pontos de venda milhões baixos, aos pontos médios centenas de milhares e aos pequenos pontos de venda, ou aqueles em países de baixa e média renda, cerca de US $ 20.000 por ano.

“Consideramos que a inteligência artificial, que não compensa as editoras, é a maior ameaça de todos os tempos”, disse Marcelo Rech, presidente executivo da Associação Nacional de Jornais do Brasil, em entrevista.

O primeiro desafio é quanto aos direitos de autor. A Open AI, por exemplo, se apropriou virtualmente de todos os conteúdos jornalísticos, sob “paywall” ou não, sem pedir autorização ou pagar por eles.

Fonte: Poynter

Cybersegurança é o principal risco global para os negócios em 2024, aponta estudo – Sindijore RS