Jornalismo online: publicidade ainda é a principal fonte de receita

Jornalismo online: publicidade ainda é a principal fonte de receita

A publicidade ainda é a fonte de receita mais comum, utilizada por mais de dois terços das organizações de jornalismo online. A Associação de Jornalismo Digital (Ajor) está divulgando o Relatório Project Oasis Brasil 2024. De acordo com o Oasis, embora pequenas e focadas na produção de conteúdo, as iniciativas jornalísticas abrangem diversas plataformas. Elas buscam sustentabilidade em um ambiente marcado por assédio online e jurídico, apontando para um futuro de colaboração e adaptação tecnológica. Cerca de 60% das organizações possuem até quatro integrantes em tempo integral, com foco na contratação de profissionais para a produção de conteúdo e menor presença de profissionais em áreas auxiliares como negócios, vendas, finanças, marketing e TI.

O documento mapeia o cenário dinâmico do jornalismo nativo digital brasileiro. A pesquisa identifica as características, desafios financeiros e ameaças enfrentadas por 164 organizações, revelando a diversidade de formatos, temas e modelos de financiamento, com destaque para a publicidade e subvenções.

Fonte: Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER)

Foto: Freepik

Leia mais:

Aner apoia o CTRL+J Latam: série de eventos no Sul Global sobre jornalismo e tecnologia