James Hewes, o presidente e CEO da Fipp, que é uma associação internacional de imprensa que reúne cerca de 150 editoras de revistas de todo o mundo, esteve no ‘Café com Aner’ desta terça-feira, dia 13. Na ocasião, Hewes destacou as oportunidades e o futuro promissor para os editores que atuam no meio:
“A situação parece difícil para as empresas de revistas, mas as oportunidades que temos são imensas e excitantes. Acho verdadeiramente que é a época mais excitante de trabalhar nas indústria. Em 5 anos, temos chance se ter empresas com novas audiências, quatro ou cinco maneiras diferentes de ganhar dinheiro, com futuro mais positivo.”
No Café Com Aner, o presidente da FIPP falou ainda sobre o panorama do cenário das revistas pós-pandemia, listou algumas dicas para atrair um público mais jovem, abordou a questão da regulação e negociação com as big techs, dentre outros assuntos. Howes deu dicas de processos adotados em revistas com alto volume de receitas publicitárias.
Confira trechos da entrevista:
Ensinamentos e aprendizados para a mídia durante os três anos de pandemia
Necessidade de ter mais de duas maneiras de ter dinheiro para as empresas. Antes eram apenas publicidade de assinaturas. E a maioria das revistas eram dependentes da publicidade. A pandemia mostrou que é necessário ter cinco ou mais jeitos de conseguir dinheiro: e-commerce, assinaturas, eventos virtuais, entre outros, além da publicidade.
Qual o segredo das revistas impressas que mais vendem no mundo?
Outro pronto positivo é a questão da confiança: muitos estudos relatam que os consumidores tem mais confiança nos produtos de papel do que os online. Quando estamos negociando com empresas de publicidade nunca falamos isso… e devemos falar. Porque esses são diferenciais de nossos produtos impressos.
Acordos de pagamento entre publishers e big techs
Em princípio as big techs, empresas como Google e Facebook devem pagar pelos conteúdos que estão nas plataformas deles. O valor médio dos pagamentos ainda é muito baixo. Isso não é só uma reflexão… tem a ver com o impacto da presença de empresas como Google e Facebook no mercado, que pode levar à extinção das nossas indústrias.
Como abraçar a audiência mais jovem?
O segredo é adaptar conteúdos e processos para publicar nas redes sociais, TikTok e Instagram Reels… E quando estiver com essa audiência, fazer marketing da revista, introduzir meios mais tradicionais nas audiências mais novas. A estratégia do vídeo me parece o mais importante, com atenção especial ao Instagram Reels e ao Tik Tok.
Leia aqui a entrevista na íntegra!
Fonte: Aner