Em junho (24/06), é comemorado o Dia das Empresas Gráficas com o objetivo de celebrar a importância das mesmas e de seus profissionais na economia.
A origem do Dia das Empresas Gráficas está relacionada a data de nascimento do inventor alemão Johannes Gutenberg, que fez a primeira impressão de um livro, utilizando a técnica inventada por ele em 1455, que possibilitava uma impressão rápida e barata de livros, tornando possível a criação de cópias e sua popularização. Por isso, Johannes Gutenberg é considerado o pai da indústria gráfica.
Atualmente as empresas gráficas têm papel fundamental e são bem diversificadas, sendo responsável não apenas pela impressão de livros, mas como pela impressão de cartão de visita, panfletos, cartazes, folders, postais, revistas, jornais e entre outros materiais que possibilitam a realização de marketing, propaganda e divulgação de uma determinada marca ou negócio.
Com a evolução surgiram outras formas de comunicação impressa, como banners, lonas e adesivos. Além dos materiais de identidade visual como pastas, envelopes, papel timbrando, blocos de anotações, entre outros.
Fonte: ZapGráfica
Leia mais:
“O melhor antídoto da desinformação é a ampliação da visibilidade”, afirma presidente da ANJ