Brasil perdeu mais de 400 mil empresas no primeiro semestre de 2023

O Brasil teve saldo negativo entre empresas abertas e fechadas de 427.934 em 2023. O levantamento considera micro, pequeno, médio e grande porte. MEIs foram retirados da conta porque têm dinâmicas diferentes.

Dados foram coletados pela Contabilizei com base nos registros do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal.Os serviços, em comparação, fecharam 196.651 empresas e abriram outras 133.836 no 2º trimestre deste ano.

Também na relação percentual, 1,5 empresa fechou para cada uma que abriu.

Microempresa (ME): faturamento bruto anual menor ou igual a R$ 360 mil.

-Pequena empresa: faturamento bruto anual maior que R$ 360 mil e menor ou igual a R$ 4,8 milhões.

-Média empresa: faturamento bruto anual maior que R$ 4,8 milhões e menor ou igual a R$ 300 milhões.

MDIC abre consulta pública para simplificar norma de registro de empresas – Sindijore RS

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil