Uso de novas tecnologias tem de fortalecer o trabalho humano nas redações, diz especialista em IA

Uso de novas tecnologias tem de fortalecer o trabalho humano nas redações, diz especialista em IA

As tecnologias nunca foram tão acessíveis, reduzindo custos de produção e obrigando as redações a se reinventar, incluindo a maior necessidade de editores e redatores, diz Aimee Reinhart, da Associated Press (AP), ao falar sobre as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) disponíveis no mercado na penúltima sessão exclusiva do Acelerando Negócios Digitais para associados da ANJ e da Aner. Aimee, que é gerente de programa da iniciativa Local News IA da AP, disse que motiva as redações a experimentarem as ferramentas disponíveis de inteligência artificial, com ênfase em linguagem e não em conhecimento.

Segundo ela, 80% de uma parte das tarefas nas redações podem ser feitas pela tecnologia, mas a entrega final sempre dependerá do trabalho de humanos.

“Você não vai entrar dizendo: ‘escreva uma matéria sobre a Prefeitura’. Mas você diria ‘nós temos aqui a minha matéria, as minhas histórias sobre a Prefeitura. Consegue resumir para mim? Pode criar três manchetes para mim? Pode fazer aí um thread do Twitter?’”, disse Aimee. “E isso pode ajudar muito. Claro que você não leva direto para a publicação, claro que tem de passar pela edição e pela revisão. Eu recomendo a experimentação, e a necessidade de redatores e editores vai aumentar”.

Será realizada ainda mais uma sessão exclusiva para profissionais de associados da ANJ e da Aner, no dia 26 de julho. Inscreva-se aqui.

Fonte: Associação Nacional de Jornais

Leia mais:

Inscrições para Laboratório de Receita do Leitor vão até dia 31/07 – Sindijore RS